segunda-feira, 14 de março de 2011

MEDICINA / ANTROPOLOGIA: Margaret Lock (Inglaterra - 19??)

Estudiosa de acupuntura, fluente em língua japonesa e no desenvolvimento da medicina leste-chinesa no Japão no século passado, Margaret Lock é uma pensadora e catalisadora do bem estar humano. Agradou-me muito uma citação sua no livro Sabedoria Incomum, de Fritjof Capra:

"...de acordo com os chineses, é nossa responsabilidade pessoal buscar a saúde cuidando do nosso corpo, respeitando as normas sociais e vivendo de acordo com as leis do universo. A doença é vista como um sinal de falta de cuidado por parte do indivíduo.

...Na medicina ocidental, o médico de melhor reputação é o especialista, aquele que tem um conhecimento detalhado de uma parte específica do corpo. Na medicina chinesa, o médico ideal é um sábio que conhece a maneira como todos os padrões do universo trabalham juntos, que trata individualmente de cada paciente e que registra de forma mais completa possível o estado global da mente e do corpo e sua relação com o ambiente natural e social. No que se refere ao tratamento, espera-se que apenas uma pequena parte dele seja iniciada pelo médico e ocorra na sua presença. Uma técnica terapêutica é vista, pelos médicos e pelos pacientes, como uma espécie de catalisador do processo natural de cura."


Margaret Lock

Um comentário: