sexta-feira, 15 de abril de 2011

FILOSOFIA: Confucionismo (China / aprox. 500 A.C.)

As idéias de um monge chinês, popularmente conhecido como Confúcio, deram origem há muito tempo à uma escola de conduta chamada Confucionismo. Resumindo rapidamente, eram normas de conduta que se estudadas e levadas como forma de encarar a vida, ajudavam a iluminar as pessoas e entender melhor toda a experiência de vida, entre as pessoas, consigo e para com a sociedade e natureza.

Dentre uma das passagens do Confucionismo, esta muito me agrada. Como é bom quando alguém consegue expressar com riqueza através de palavras e sentimentos algo que ainda é apenas uma pequena fagulha dentro de nós!

"O povo antigo, que aspirava à clara harmonia moral do mundo, punha primeiro em ordem a sua vida nacional; os que desejavam ordenar sua vida nacional regulavam primeiro sua vida familiar; os que desejavam regular sua vida familiar cultivavam suas vidas pessoais; os que desejavam cultivar suas vidas pessoais arranjavam primeiro seus corações; os que desejavam consertar seus corações tornavam primeiro sincera a sua vontade; os que desejavam tornar sincera a sua vontade chegavam primeiro a compreensão; a compreensão provém da exploração do conhecimento das coisas. Quando se alcança o conhecimento das coisas, atinge-se a compreensão;  quando se atinge a compreensão, a vontade é sincera, o coração se concerta; quando o coração se concerta, cultiva-se a vida pessoal; quando se cultiva a vida pessoal, regula-se a vida familiar; quando se regula a vida familiar, a vida nacional é ordenada; quando a vida nacional é ordenada, o mundo está em paz. Desde o imperador até o homem comum, o cultivo da vida pessoal é a base de tudo. É impossível que, quando o alicerce não esteja firme, se ache firme a superestrutura. Nunca houve uma árvore de tronco fino cujo os galhos fossem pesados e fortes. Há uma causa e uma conseqüência nas coisas, e um começo e um fim nos assuntos humanos. Conhecer a ordem de precedência é possuir o começo da sabedoria".

E logo tudo se faz tão claro quando vemos que os grossos e vigorosos galhos do congresso nacional e todos os órgãos reguladores, os quais deveriam modelar nossa vida social estão apoiados sobre o frágil e raquítico caráter de políticos pobres de alma. Com suas vidas extremamente mal resolvidas, pouco sábios, que quiçá tem a experiência da sabedoria das coisas. Gente que deveria voltar para a escola, a escola que deveria ter o Confucionismo como preceito básico.



Símbolo do Confucionismo

2 comentários: