quinta-feira, 7 de abril de 2011

FILOSOFIA: Lin Yutang (China / 1895-1976)

Quanta felicidade me trouxe a indicação do livro "A Importância de Viver". Veio do Vietnam, de onde a Emilie de Lassus viu este blog e começamos uma correspondência a respeito dos valores, cultura e da sociedade atual, com sua velocidade e peculiaridades. O interesse de ambos em filosofia estreitou nossa amizade virtual e ela indicou-me Lin Yutang, que proveitosa dica!


Lin Yutang, é chinês e estudou filosofia pelo mundo. Conseguiu com maestria fazer belas e poéticas críticas ao pensamento de várias culturas milenares. Sua perspicácia é brilhante!


Em uma das passagens do livro que muito me agradaram, destaco este parágrafo que para mim soa como ode espiritualizante, deixando clara a importância de valorizarmos a vida a cada segundo:


"Às vezes penso que terrível castigo para um anjo ou espectro seria não ter corpo, olhar um arroio de água fresca e não ter pés que submergir ali para gozar a deliciosa sensação de frialidade, ver um prato de pato de Pequim ou de Long Island e não ter língua para saboreá-lo, ver uns bolinhos e não ter dentes para comê-los, ver as amadas faces daqueles  a quem queremos e não ter emoções a sentir perante eles. Terrivelmente triste seria que um belo dia voltássemos a este mundo como espectros e silenciosamente nos dirigíssemos ao dormitório de nossos filhos: ver um menino deitado na sua pequena cama e não ter mãos para acariciá-lo nem braços para abraçá-lo, nem peito para que nele penetre o seu calor, nem ter o côncavo entre o queixo e o ombro, onde ele aninhe a sua cabecinha, nem ter ouvidos para ouvir sua voz..."



Lin Yutang

Um comentário: