domingo, 11 de dezembro de 2011

FILOSOFIA: Anton Dohrn (Alemanha / Nápoles 1840/1909)

Um gênio em todas as dimensões, Anton Dohrn foi um grande adepto e seguidor das idéias de Darwin, mas muito mais que isto, organizou, criou e administrou de forma espetacular um dos primeiros institutos de pesquisa biológica, botânica e em várias outras áreas. Suas contribuições para a evolução da ciência, de métodos, aparelhos para investigação da evolução das espécies e sua dedicação a uma causa superior são imensuráveis.


Em uma citação de seus escritos pessoais, um trecho destacou-se dos demais, dando brilho e trazendo luz à minha mente. Uma forma de expressar parte do meu sentimento com relação ao organismo social instituído na sociedade e uma centelha do que sinto com relação ao meu trabalho.


"A verdade é que me iludo dizendo que o verdadeiro objetivo da minha vida era o de criar este grande laboratório. Pois isso não é verdade. Eu queria algo diferente. Quem sabe se alcançarei? Eu queria criar espiritualmente, viver espiritualmente, concluir minha existência numa atmosfera de civilização interior. Mas nos tempos de hoje isso é mais difícil do que antes: a selvagem e apressada vida de hoje arrasta consigo até aqueles que tentam opor resistência... os arrasta e só Deus sabe para onde."


Anton Dohrn

Um comentário:

  1. Muito Bom Paulo,
    Estamos na era do tudo é pra já,
    e isso faz com que muitas vezes perdemos
    o que verdadeiramente tem valores.

    Feliz Natal :)

    ResponderExcluir